10 dezembro, 2006

Curtas [salvando o rock silenciosamente]



Quimby: banda da Hungria, país que não tem tradição alguma no rock. Ou pelo menos é que esperam que achemos. Estão errados (quem quer que sejam). Diligramm, de 1997, o quarto do Quimby, é uma evidência de que talvez haja um certo ar novo em outros lugares da Terra. As infûências deles passam por tudo é que inegavelmente bom no rock (Velvet Underground, uma dose de rockabilly, Beatles, psicodelia), mas com seu próprio charme. Eles cantam em húngaro. Claro que isso limita um pouco a análise do conjunto da obra, mas pensando bem, quem é que se importa com as letras?

Quimby faz um som compreensível para qualquer um que goste minimamente de rock ou de um pouco de jazz. Em Diligramm, como em todo grande álbum, as referências estão claras, porém bem posicionadas.
Eu não entendo uma palavra do que o Quimby diz. Eles provavelmente nunca virão tocar aqui. Os discos deles não serão lançados aqui. Mas eu, como muitos húngaros e outros fãs de rock, sei que Diligramm salvou o rock há quase dez anos atrás.




Bersuit Vergarabat: Na minha opinião, a falta de conhecimento sobre a existência de Hijos del Culo é uma vergonha. Eu penso em todos os anos que demorei para descobrir esse disco de 2002 e sinto uma grande tristeza. Pior que isso, é pensar que eles estão tão próximos de nós, mas muito longe de terem qualquer espaço aqui.

Hijos del Culo não fez sucesso no Brasil nem com o pessoal da Uncut. Não por falta de qualidade. O álbum tem músicas que misturam os mais variados ritmos latinos com rock. Tem momentos bregas também, reforçando o estereótipo do latino. Os músicos da Bersuit - no feminino mesmo, é como os argentinos falam - têm uma enorme presença de espírito. São todos excelentes e sabem preencher os espaços como poucas bandas fazem hoje em dia. Para quem gosta de rock mais "puro", "El Gordo Motoneta" e "Canción de Juán" são ótimos motivos para comprar (ou baixar) o disco. Quem tem a mente mais aberta vai certamente eleger "El Viejo de Arriba" como sua canção favorita pelos próximos dois anos. Some mais dois se essa pessoa ouvir a versão ao vivo.

O pop transborda da Bersuit. E tudo mais que eles carregam nas costas, seja rumba, cumbia, rock brasileiro (eles têm uma versão de "O Tempo não Pára", de Cazuza) ou tango. Serei honesto e admitirei que depois ou antes disso a banda não conseguiu nada parecido com Hijos del Culo. Dê uma sondada em algum amigo seu que vai viajar para a Argentina no fim do ano. O CD custa uns 15 pesos, cerca de 12 reais.

:: postado por Tônho W.