05 dezembro, 2006

A salvação do rock : Clootie


Eles não têm álbum. São desconhecidos, como toda banda nova. O único meio de chegarem ao grande público é através da internet, assim como muitos “the” e hypes da vida. Porém, Clootie vai levar o rock a um passo além do senso comum: nem música própria eles têm. Nem ao menos são uma banda propriamente dita. Seu material se resume a dois covers; ambos da mesma música: “The Holiday Song”, do Pixies (que está no obscuro EP, Come on Pilgrim, de 1987).
Não é coisa que se acha em qualquer tributo. O “disco” em que estão as faixas só existe na internet, especificamente no fã-site do vocalista do Pixies e novo arauto do folk-rock, Frank Black. O mais notável é que uma das faixas (a versão lenta), não foi incluída no álbum oficial, foi parar nos lados B.

As duas versões de “The Holiday Song” são completamente diferentes entre si. Uma lenta, quase Pink Floyd pós-Syd Barrett. A outra (e a melhor também), leva o espírito punk da faixa original ao extremo; chega a um êxtase meio Pixies, meio At The Drive-In, primo próximo do Nirvana. O riff original não foi alterado em nenhuma das duas intervenções de Clootie. Foi relido, à luz de duas idéias diferentes. Na versão barulhenta ele ocupa o mesmo lugar que tem na versão original. A diferença está no desespero desconcertante com que é tocado. Já na lenta, coberto por timbres acústicos, vira um outro, um momento brilhante em meio à escuridão do eco. É incrível perceber como a letra cabe nas duas atmosferas. Três, talvez. Ela comporta o constrangimento em ser agressivo do Pixies, o rasgo da guitarra histérica, a melancolia e o desânimo.

Perceber a riqueza de uma faixa tão aparentemente simples como a que está em questão é coisa de quem já está salvando o rock. Pois isso é uma obra não de uma faixa, álbum, banda ou movimento só. É um trabalho constante, que exige muito mais do que um pistolão em uma gravadora ou um Ipod cheio de Velvet Underground, Iggy Pop, Joy Division e Stone Roses.

Obrigado, Clootie, por salvar o rock, por enquanto.

Para ver o site do álbum "Hey", clique aqui.

:: postado por Tônho W.