23 maio, 2008

Contra os guitarristas! O som do zZz.

:: Rodrigo Celso

Com apenas teclados e bateria a dupla holandesa zZz conseguiu criar um som original já em sua estréia, Sound of zZz. Electro, timbres de rock psicodélico, Punk, vocais que lembram Jim Morrison; vontade de dançar e de chutar alguém: tudo isso aparece neste álbum surpreendente. Talvez a referência sonora mais forte da banda seja de fato os Doors, mas sem a pretensão poética e a chatice grandiloqüente de seus piores momentos, ou seja, com uma forte injeção de Punk.

Os zZzs não escrevem tão bem quanto Morrison, mas em troca, não somos incomodados com a auto-mitificação e a “star quality” tão bem aproveitadas pelos marketeiros do Rock. Além disso, leva-se de brinde um som climático, sombrio e dançante, que dá vontade de ouvir tomando uma Guiness em um bar esfumaçado. Só de ouvir já sinto o cheiro da cerveja, mas tem um detalhe: zZz é para dançar como o Iggy Pop e não como Madonna.

Dá para dizer que o Rock e o Pop se dividem, pelo menos desde o final dos anos 70, em dois times: o time da música e o time do estilo. O surgimento de grandes gravadoras, lançamentos mundiais, “cross promotion” com esportes, bebida, moda e etc foram responsáveis por tirar a música do primeiro plano e estabelecer a hegemonia do segundo time. Seja como for, o zZz é sobre música e não sobre imagem. Você não vai encontrar menininhas gritando “lindo” em seus shows; eles não vão se vestir de panda ou serem nomeados embaixadores da UNICEF. Também não acho que Björn Ottenheim e Daan Schinkel levem jeito para galãs de cinema ou para namorados de mocinhas de cabeça oca. Elas iriam se assustar, pois eles são muito feios. Graças a Deus! Se você não gostar da música, não sobra nada...

Além de todas essas qualidades, imagino que, em razão da formação que escolheram, teclado e bateria, o cotidiano dos zZzs seja uma mar tranqüilidade. Quem já teve banda sabe: imagine a paz de um ensaio sem a presença de guitarristas? Está certo que eles são cruciais para a história do Rock e nós os amamos. Mas que é duro agüentá-los, disso não se pode ter dúvida. Sempre querendo aparecer, sempre querendo aumentar o volume da guitarra, sempre solando sem se preocupar com o andamento da música... Formar uma banda excelente sem precisar de guitarristas é mais uma prova do talento e da inteligência dos feiosos zZzs.

"zZz - OFG":




My Space: www.myspace.com/zzzsoundofzzz