18 dezembro, 2006

A síndrome das primeiras músicas


Procurar música nova (e boa, se tivermos sorte) exige paciência e comedimento. Às vezes um disco ou banda com que topamos pula nos nossos ouvidos e nos faz crer que há esperança no mundo novamente, que podemos finalmente deixar de ser fãs dos nossos velhos coringas de sempre e renovar a coleção de cds, camisetas e bottoms.

Tudo conspira para que Satanic Panic in the Attic (2004) seja um desses raros momentos. Enquanto um ônibus qualquer fazia curvas fechadas e rápidas pelas montanhas de Minas Gerais, eu cheguei a cogitar a idéia de ir morar nos Estados Unidos para poder assistir a um show do Of Montreal. Eles são de Athens, na Geórgia, cidade que tem tradição em gerar boas bandas de rock "alternativo" (o REM é um exemplo). Nada podia dar errado.

Mais uma vez, fui enganado pela empolgação das três primeiras músicas. É engraçado como esses discos são comuns: o comecinho deles faz o sangue esquentar no rosto, faz o cara ficar com vontade de aprender logo a letra para cantar no meio do ônibus; depois ele passa as outras 10 ou mais outras faixas tentando se convencer de que aquilo é tão bom quanto o começo. Triste, mas verdade.

Anote o nome das três "garimpáveis": Disconnect the Dots, Lysergic Bliss e Will You Come and Fetch Me?. Números um, dois e três. Para quem está empolgado com a volta dos Mutantes são perfeitas. São pop, com fortes influências sessentistas e psicodélicas, com letras bonitinhas e inocentes. As melodias são muito bem construídas, feitas para cantar junto. Vocação de banda popular, agrada a todos. Nem por isso deixa de bom o resultado, quase chega a ser original. Acho que vou abrir uma exceção para City Bird, muito bem-resolvida e com uma letra forte, apesar de infantil.

De resto, nada. Nem pretensiosos eles são, apesar de já serem veteranos. As demais faixas mostram que o bom do psicodélico ficou lá pelos anos sessenta mesmo. As letras até que tentam misturar as sensações, criar ambientes coloridos e cheirosos, mas não passam de um esforço apoiado em um dicionário de sinônimos. O Of Montreal se faz de bobo em excesso. O negócio é ser besta - como diz o nosso amigo Rodrigo Celso, alguém lá dos EUA devia avisar para eles. Eu estou tentando daqui.

Mas eu juro que eles são legais.

:: postado por Germano