06 fevereiro, 2008

Preste Atenção - Oppenheimer

:: Diogo BarbaRuiva


Nossa obsessão pelo The Black and White Years continua rendendo frutos. Depois de nos dar conta de que as bandas alternativas/independentes/desconhecidas estão mais próximas do que parecia, resolvemos criar uma seção semanal dedicada a compartilhar as descobertas. Horas de MySpace, Hype Machine, Last.fm, blogs de mp3, podcasts, serão agora compartilhadas com os nossos leitores-amigos.

Daremos preferência a bandas relativamente desconhecidas que tenham – de preferência, mas não exclusivamente – músicas gratuitas para download. Não faz sentido ficar resenhando discos de grandes gravadoras. Pensamos que pinçar as boas músicas disponíveis na rede é muito mais divertido e interessante. Porque se o hype traz à tona inúmeras bandas, há muita coisa que fica de fora, mas merece a atenção de quem gosta de música.

Nossa primeira tacada é uma banda da Irlanda do Norte, Oppenheimer. Essa dupla já tem um disco lançado e está gravando o segundo. O som é bem pop, com a presença forte de sintetizadores (eles são fascinados pelo moog) e vocais eletrônicos. No primeiro disco, auto-intulado, o fio condutor é dado pelas melodias. Com um pé no electro e outro no indie-rock, os norte-irlandeses fazem muita reverência aos anos 80. Sem muita pretensão, o primeiro disco do Oppenheimer mostra caminhos divertidos para o rock-pop que já foram trilhados por artistas como LCD Soundsystem e Fischerspooner.

Ao que parece, os dias de obscuridade do Oppenheimer parecem estar fadados ao fim, já que a faixa “This Is Not a Test” fez parte da trilha sonora do seriado-novela americano Ugly Betty, versão da novela colombiana Betty, a Feia, exibida no Brasil pelo SBT.

Ouça a catártica “Saturday Looks Bad”, a melhor do álbum de estréia da banda:



Aqui você pode baixar a participação deles no programa Lounge Act, da rádio WOXY.com.

MySpace da banda


.