23 abril, 2008

Mais um show que vale a pena



:: Diogo BarbaRuiva

E mais uma da lista das básicas vai aparecer em São Paulo. Eu sempre reclamo dessa moda de bandas voltarem, mas sempre me beneficio com isso. Caso contrário eu não teria visto o Iggy com os Stooges, por exemplo. É meio chato mesmo, principalmente se acontece o que os Pixies estão fazendo, isso de não lançar disco novo nunca - apesar de eu saber que eles provavelmente estão fazendo a coisa certa; e além do mais, o Frank Black voltou a fazer rock mais sujo.

No dia oito de novembro - se o dólar continuar baixo - o Planeta Terra (que teve o Devo ano passado) o The Jesus and Mary Chain vai tocar aqui em São Paulo. Provavelmente tocam no Sul também, mas não sei de outras datas. Para quem nunca ouviu falar, a música "Just Like Honey" está na trilha de "Encontros e Desencontros", da Sofia Coppola. Belo filme, aliás. E quem conhece sabe da importância da banda, uma das pioneiras do "shoegaze" (estilo de rock viajado, com muita distorção e eco). Se estivesse minimamente envolvido na organização do festival, tratava de contratar os também recém-voltados My Bloody Valentine, uma das melhores bandas de shoegaze de todos os tempos.

Just Like Honey:


Outra curiosidade: "shoegaze" vem de "olhar para os sapatos", do inglês, em referência ao modo como os músicos desse estilo tocam. Geralmente sob o efeito de drogas (ácido e ecstasy), os guitarristas e baixistas olham para baixo, como se estivessem olhando fixo (gaze) para os sapatos (shoes). É o que rezam a lenda e a Wikipédia.

E a lista do que eu ainda tenho que ver:

David Bowie
Radiohead
Frank Black
Alec Empire
Tom Waits
Attaque 77
Beck

e mais...