15 maio, 2008

Dia do disco esquecido




Imitando descaradamente um blog que leio, o Forgotten Disc Friday, vou resgatar um ótimo disco do rock nacional que foi deixado de lado. Carniceria Tropical é certamente um dos melhores álbuns que já saíram no Brasil. A começar pela gravação, muito bem-feita, chegando às ótimas faixas. O hardcore e o punk nunca foram gêneros muito populares aqui e as poucas bandas que se arriscaram nesse tipo de música não chegaram a ser nem medianas.

As guitarras, a bateria e o baixo são absolutamente agressivos; os gritos de um João Gordo no auge da carreira de cantor contribuem para esconder as melodias das canções e deixar só ruídos e síncope. Uma lenda que foi divulgada na época em que saiu o disco (1997) dizia que Gordo havia gravado muitos dos vocais do disco com bolo de fubá na boca. Por isso as letras são tão inintelígiveis. De fato, é impossível entender o que está sendo dito em quase todas as músicas.

Nem sei se é fácil de achar Carniceria Tropical, mas tenho certeza de que ele foi subestimado ou nem chegou a ser ouvido direito pelos críticos de música. Vale a pena resgatar esse ótimo álbum de hardcore/punk, que contribuiu para o reconhecimento dos Ratos de Porão no exterior.

Um clipe desse disco, mas que na legenda da MTV consta como pertencendo à coletânea dos Ratos que saiu alguns anos depois: Ratos de Porão - Crocodilá.