22 abril, 2009

A História da Blitz

Lembra da Blitz? Aquela banda dos anos 80 que cantava “Você não soube me amar” (ver vídeo abaixo), falava sobre batata frita e encartava gibis nos LPs! Se você não se lembra ou não conhece, vale a pena descobrir uma das bandas mais divertidas do rock nacional. A Blitz chegou a ser elogiada por Caetano Veloso e Gilberto Gil e fez muito sucesso. O livro As Aventuras da Blitz, de Rodrigo Rodrigues (apresentador do programa Vitrine, da TV Cultura) conta como foi a história do fenômeno sob a perspectiva de alguém que é fã e amigo – o autor chegou a viajar com a banda para registrar alguns shows em vídeo.

Formada no início dos anos 80 no Rio de Janeiro, a Blitz fui uma espécie de fusão entre a banda que acompanhava a cantora Marina Lima e o grupo de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone. Teve como integrantes Lobão (na época, baterista), Evandro Mesquita e Fernanda Abreu. O clima do livro é de total descontração. Mais do que fazer uma reportagem, Rodrigues procura mostrar como era o ambiente da Blitz, as brincadeiras, a intenção de misturar música com teatro e a empolgação dos integrantes. A linguagem também é leve, com gírias, conversas do autor com leitor e trocadilhos com as letras das músicas. Muitas imagens forma recuperadas, algo importante para entender o apelo visual que tinha o grupo carioca.

A história da Blitz realmente merece ser contada, mas o texto de As Aventuras da Blitz abusa da informalidade e isso incomoda. Outro problema é o descaso com a bibliografia no final, que não traz o autor, editora ou ano de publicação dos livros citados.

Quem era fã da Blitz certamente vai se empolgar mais com as referências oitentistas do livro, mas ele ajuda a entender uma parte importante da história do rock nacional.

Veja um dos maiores sucessos da Blitz, "Você não soube me amar":