20 abril, 2009

Caetano segue jovem e em busca do novo

Depois de fazer rock, Caetano volta aos poucos à MPB

Depois de surpreender e fazer um disco de rock (Cê, de 2006), Caetano Veloso volta com sua banda fazendo mais samba. Zii e Zie ainda tem guitarras e temas ligados ao universo da música pop (em Diferentemente uma letra de Madonna é citada), mas as faixas remetem à música brasileira. Mas não aquela MPB antiga e ultrapassada.

Apesar de estar com 67 anos, o novo disco traz um Caetano jovem. Falando de garotas, da praia e de como a Lapa é legal (cool), os treze temas de Zii e Zie fazem uma releitura do samba. Isso é possível justamente porque em Cê, o cantor baiano recrutou músicos mais novos do que ele com a intenção de repaginar seu som. Pedro Sá, Ricardo Dias Gomes e Marcelo Callado tocam os acordes do tradicional ritmo brasileiro sem os vícios de quem já é consagrado e faz isso há anos. Ao violão e à batida, misturam-se distorções e microfonias. Os arranjos são simples, como são no rock, sem que a música seja simplória.

Zii e Zie não é tão forte quanto Cê, mas mostra que Caetano Veloso sabe o que está fazendo: misturando elementos novos ao que é único na nossa música para mantê-la atual e relevante. E além disso, é um disco otimista, que vê os tempos atuais com bons olhos e humor. Caetano está ficando mais velho, mas não um senhor reclamão.

Veja o vídeo de Sem Cais, de Zii e Zie: