10 janeiro, 2007

Curtas [wire, magnetic fields]

Wire: ao mesmo tempo em que o punk preocupava a rainha da Inglaterra, ele mesmo já trilhava caminhos alternativos. O “art-punk” dessa banda inglesa foi uma das bases para o “art-rock” do Sonic Youth, para citar um único exemplo. Talvez eles tenham sido os primeiros a usar sintetizadores – além das bandas psicodélicas, é claro – e deram aos três acordes profundidade e alguma densidade. Nada contra “God Save the Queen”. Mas é incrível notar como o punk gerou tantas coisas a partir de uma estrutura tão simples. Mais fascinante foi o pouco tempo de vida que o punk tinha quando Chairs Missing (1978) foi lançado. Depois de apenas dois anos (oficiais) as estruturas da canção punk já podiam ser algo completamente diferente do que os Sex Pistols e o Clash faziam. Não há discos nacionais do Wire, infelizmente.


Magnetic Fields: Uma banda de um homem só. Stephen Merritt deve ser um cara bem estranho. Um dos motivos é o álbum triplo 69 Love Songs, literalmente, 69 músicas que têm o único tema do amor. É uma idéia interessante, mas que foi executada de maneira limitada. Digamos que um só disco teria sido bem melhor. Há boas letras, cheias de ironias e piadas de humor negro, mas muita bobagem também.
O disco que vale a pena ser citado é I, de 2004, lançado pelo selo Nonesuch (que é administrado por Trent Reznor, do Nine Inch Nails). Esse também é monotemático, um tanto egoísta (“i” pode ser “eu” em inglês). Em comum, o título de todas as canções começa com a letra “i”. Agora os exageros foram deixados de lado e a capacidade de Merrit de criar belas melodias com toque de música eletrônica foi bem aproveitada. Eu arriscaria dizer que a mudança para o selo Nonesuch pode ter sido uma influência decisiva na melhoria do som. A produção de I é muito melhor do que a de todos os outros discos do Magnetic Fields. Não há nada da discografia deles aqui no Brasil.

Agradecimentos: ao Regis, leitor fiel do blog, que fez a indicação do Magnetic Fields. Porque aqui o garimpo é coletivo. Quem quiser indicar alguma coisa para nós pode deixar um comentário ou mandar um email para eugarimpo@hotmail.com.

:: postado por Diogo BarbaRuiva - eugarimpo@hotmail.com