13 março, 2007

Curtas [Eu serei a hiena]


:: Rodrigo Celso

A banda Eu serei a hiena não deve ser novidade para quem acompanha a cena hard core. O disco sem título, lançado em 2005 pela Travolta Discos, foi bastante comentado entre os fãs do gênero, mas, como muita coisa boa que se produz no mundo, não teve a divulgação que merece.

O quadro se agrava por se tratar de um projeto experimental paralelo de membros do Ratos de Porão, Discarga e Dance of Days com participações especiais dos vocalistas do Dead Fish, Garage Fuzz e Bom Bom Kid. Um disco quase impossível de se promover na mídia já que, de fato, a banda não existe.

Não é um CD acabado: são apenas seis canções (três instrumentais) mais dois remixes. Mas o que se apresenta é mais do que suficiente para se ter uma idéia de como uma grande banda de rock nacional poderia soar. Não é um disco de hard core: é apenas um excelente disco de rock 'n' roll, para além de qualquer rótulo.

A referência direta é At the drive-in, mas Eu serei a hiena vai muito além, construindo músicas climáticas, conduzidas pelo baixo, à la Sonic Youth e cantando letras non sense que misturam português, inglês e espanhol; talvez com inspiração no Pixies. Totoise, Fugazi, está tudo ali...

Quando o som de uma banda sai do lugar comum fica muito difícil classificar. É necessário buscar em toda a história do rock referências para dar sentido ao que está acontecendo ali... E nem sempre se consegue! Este é o caso de Eu serei a hiena.

Fazia tempo que eu não ouvia nada tão interessante em terras nacionais. Pena que não é um CD completo, mas uma série de pedaços de grandes canções que formam o rascunho de um grande álbum.

Meu desejo é que os membros do Eu serei a hiena abandonem suas respectivas bandas e façam o disco genial que se anuncia nesse experimento interessantíssimo. Se não vender muito, pelo menos nós, que gostamos de rock, vamos aplaudir de pé, mostrar para os amigos, familiares...

Das bandas nacionais de hoje, essa seria uma das únicas que eu tocaria em casa, sem medo de estragar a boa educação musical que pretendo dar aos meus futuros filhos. É preciso proteger as crianças de tanta porcaria!