30 dezembro, 2007

Ei, você aí! Me dá um dinheiro aí! Me dá um dinheiro aí!

:: Rodrigo Celso

The Black & White Years: O Diogo descobriu esta banda no blog Ryan’s Smashing Life. O som chama a atenção, muito diferente do que anda acontecendo no Rock e no POP. Quem já ouviu as bandas alternativas americanas da geração do Yo La Tengo e Pavement (estranhamente, não citadas por eles como influência) vai se sentir em casa, especialmente os fãs do Cake.

Essencialmente, os caras dos Anos Pretos e Brancos fazem boas canções, com melodias bonitas e arranjos inventivos, que incorporam elementos eletrônicos e sons incidentais sem cair no clichê atual, que faz todos os artistas soarem igualmente "cool" e "antenados". Não é um guitar band: a força do rock está lá, insinuada em alguns acordes mais agressivos e no modo de cantar de algumas canções. No entanto, a banda está mais próxima de artistas como David Bowie, maior do que qualquer estilo e um inovador no campo do Rock `n` Roll. Como em um disco de Bowie, cada faixa é uma surpresa: há mudanças de andamento, de clima, de humor, sempre com a predominância de ritmos dançantes.

Eles estão apenas começando (e muito bem!): ficamos amigos deles no My Space, compramos o CD Demo, que veio com o nome da banda e do disco escrito a caneta num CD virgem, embalado em uma capa xerocopiada. A banda está pedindo aos fãs doações para financiar sua viagem para um importante festival de bandas em Cannes, França. Eu doei 50 reais. Se quiser ajudar, clique aqui. Recentemente, recebemos a notícia do lançamento do primeiro disco, que será comemorado em um bar no Texas, seu local de origem. Aguardem a resenha. Enquando isso, oucam algumas faixas do album no My Space.


Os caras acharam muito estranho ter dois fãs brasileiros. Chegaram a perguntar para o Diogo, meio espantados, como ele tinha ficado sabendo deles, o que de certa forma me surpreende. Se a internet não vai salvar a humanidade, pelo menos ela permite que eventos como esse aconteçam: a força do talento de um artista é capaz de encontrar ouvintes em qualquer lugar, sem a mediação da indústria, por intermédio de um blog de sucesso, escrito por um executivo do ramo de aparelhos médicos. No que tudo isso vai dar eu não sei. Mas que está divertido, isso ninguém pode negar.