16 agosto, 2009

Canção do domingo: “Ol’ Man River”

Cartaz do filme Show Boat, de 1936

Existem diversas versões para “Ol’ Man River”, gravada originalmente pelo tenor Paul Robeson, para o musical Show Boat, de 1927. O espetáculo trata das vidas de pessoas que trabalham e viajam no barco Cotton Blossom, que navega as águas do Rio Mississippi.

Incrivelmente temas como o racismo e preconceitos em geral fazem parte da trama, algo impensável nos anos 20 americanos. “Ol’ Man River” fala justamente do sofrimento dos trabalhadores negros, condenados à lavoura de algodão, ao trabalho manual, ainda semi-escravo.

Mais surpreendente ainda e pensar que quem melhor interpretou a canção foi Frank Sinatra, alguém que nada tinha de revolucionário. O mais próximo que o descendente de italianos chegou foi da máfia, segundo dizem as lendas. Obviamente que não se pode querer rotular um artista pelas canções que ele escolhe cantar. Porem, ouvir o branco de olhos azuis Sinatra cantando “Here we all work ‘long the Mississippi/Here we all work while the white folk live” (Aqui estamos nos trabalhando no Mississipi/Aqui estamos nos trabalhando enquanto a gente branca vive) causa um certo desconforto, um descompasso.

A arte, a musica, não tem o compromisso de fazer afirmações políticas e sociais, apesar de terem essa liberdade. Como fez Elvis Presley quando dançou de maneira lasciva no programa de Ed Sullivan (a moda dos negros, considerados obscenos), Sinatra deu apenas uma cutucada no establishment, fazendo com que aqueles que queriam pensar, pensassem, sem carregar nenhuma bandeira.

Não era papel dele, Frank Sinatra, “blue eyes”, arriscar e passar a ser um Bob Dylan dos anos 50. Mas certamente a questão da segregação dos negros era algo que fazia brilhar menos seus olhos azuis.

Frank Sinatra: "Ol' Man River" (somente audio):